Como devo fazer a conectorização correta , utilizando conector N e cabo RGC 213?
Seguindo procedimentos básicos na sua montagem você evitará futuros problemas de ruído e perda de sinal.
Desenho do Conector N Macho para cabo RGC 213:
Instruções para Montagem de Conectores N:
Remover 12,7 mm da capa de viníl. Quando se usa cabo de blindagem dupla, remover 14,5 mm
Desfiar a blindagem como mostra a figura ao lado. Expor 6,3 mm do condutor central e estanha-lo.
Fechar os fios da blindagem e enfiar a porca, a arruela metálica e a borracha no cabo e a arruela cônica sobre a blindagem até encostar na capa de viníl como mostra a figura ao Abaixo.
Dobrar para trás a blindagem sobre a arruela cônica e apara-la. Soldar o contato ao condutor central, evitar excesso de calor e solda, mantenha limpa a superfície externa do contato.
Enfiar o corpo do conector, fazendo o contato entrar pelo furo do isolador. A extremidade do dielétrico do cabo deve encostar no isolador. Rosquear a porca no corpo do conector utilizando chaves adequadas.
Após a montagem do conector, utilize fita do tipo “Alta Fusão” para isolar e evitar a entrada de água e ar no interior do conector.
Mesmo que o conector esteja em um local seco, o ar contém oxigênio e partículas de água que com o tempo causa sua oxidação. Em links de rádio que necessitam de uma longa distância, podemos utilizar técnicas mais aprimoradas para melhorar a qualidade do sinal.
Uma destas técnicas é calcular corretamente o tamanho do cabo que estamos utilizando entre a antena e o sistema irradiante.
Lembre-se, quanto maior o cuidado na montagem dos cabos, maior é sua vida útil e a qualidade do sinal.
É isso aí, apensar de ser simples precisamos ter cuidado ao crimpar um cabo Coaxial, um cabo mão crimpado pode comprometer todo o sistema.
Te encontro no próximo post.