Qual a diferença de Conversor Digital e Receptor?

Quando comecei a trabalhar com TV Digital muitas dúvidas surgiram na minha cabeça como, qual a diferença de um Conversor Digital para um Receptor? o que é DVBS, DVBS2 e ISDB-T? Qual utilizo em antena local e qual eu devo usar para parabólica?

Para ajuda-los a entender as mesmas questões resolvi fazer este post para mostrar as diferenças básicas de cada modelo e ajuda-los a decidir qual modelo vai atender a sua necessidade, tentei ser o mais breve e objetivo para a leitura não ficar cansativa, caso tenham alguma dúvida por favor deixe um comentário que vou responder assim que possível. Bom vamos lá….

Conversor Digital

Para entendermos o que é um conversor digital vou falar rapidamente sobre os sinais de TV, o sinal convencional de TV no Brasil é transmitido em canais VHF e UHF, todas as TVs sintonizam estes canais diretamente pela entrada de antena sem a necessidade de um aparelho externo, captando os canais analógicos que variam de resolução conforme a televisão que é usada, chegando ao máximo de 480 linhas horizontais.

Em 2007, mais precisamente no dia 2 de Dezembro a TV Digital (DTV) era transmitida pela primeira vez no Brasil, hoje em dia todas as capitais do Brasil já possuem pelo menos um canal Digital, para ver o mapa de cobertura Clique Aqui.

O padrão adotado no Brasil para transmissão dos canais Digitais é o ISDB-T acrônimo de “Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial” (Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre), padrão japonês com algumas modificações para o Brasil, na Europa o sistema utilizado é o DVB-T, ou seja, um conversor comprado na Europa não vai funcionar no Brasil.

A TV Digital ISDB-T possui compressão MPEG-4 com resolução HD (High Definition – Alta Definição) de 1920x1080i, transmitido na frequência UHF, ou seja, não existe uma antena Digital específica, qualquer modelo de antena UHF vai receber os canais ISDB-T disponíveis na sua cidade.

Conversor Digital Aquário DTV-8000

OBS: O Sinal Digital ISDB-T é 100% gratuito livre de assinaturas!

O que é necessário para receber os canais digitais da minha cidade?

Basicamente você vai precisar que sua TV tenha um conversor digital integrado, que vai permitir sintonizar os canais digitais diretamente pela TV, ou no caso da sua TV não ter o conversor integrado você pode comprar um conversor externo, existem vários modelos disponíveis no mercado ( Clique Aqui para ver os Modelos), a grande maioria possui alguns recursos interessantes para agregar valor ao aparelho, como função de gravação e mídia player, que permite você assistir filmes, ver fotos e ouvir músicas na sua televisão através de um Pen Drive ou HD Externo conectado ao seu conversor.
A função de gravação dos conversores conhecida como PVR (Personal Video Recorder – Gravação de Vídeo Pessoal), permite gravar em um formato que somente o próprio conversor consegue abri-lo (para evitar cópias não autorizadas do conteúdo da TV).
Para receber o sinal Digital da sua cidade em seu conversor você vai precisar de uma Antena UHF que pode ser interna ou externa dependendo da qualidade de sinal da sua região ( Clique Aqui para ver as Antenas Externas, Clique Aqui para ver as Antenas Internas. )

Antena Externa Aquario DTV-2000 4 em 1 (VHF, UHF, FM e HDTV)

Para conseguir a resolução máxima do seu conversor digital é necessário usar um Cabo HDMI (A Grande maioria fornece esse cabo junto do aparelho) e ter uma TV que suporte a resolução de 1920×1080, geralmente elas são Plasma, LCD e LED, se você tiver uma TV de TUBO pode usar o conversor para melhorar a imagem da sua TV e usar o cabo RCA de áudio e vídeo para conectar o conversor Digital a TV e poder desfrutar da melhor resolução suportada por ela.

Com a TV Digital acaba aquela história de um no telhado e outro na TV pedindo para virar a antena, tendo imagens sem cores e com fantasmas na tela, não precisamos mais da palha de aço na antena interna, a imagem é 8x melhor que um aparelho de DVD.

Então resumindo, para ter TV Digital Terrestre, que são os canais das emissoras locais da sua cidade você vai precisar de uma TV com Conversor Digital integrado, ou um Conversor Digital Externo ligado a uma Antena UHF podendo ser interna ou externa.

OBS IMPORTANTE: Segundo o Site dtv.org entre 2016 e 2018 o sinal Analógico começa a ser desligado, ou seja, a partir de 2019 teremos apenas o sinal ISDB-T. Se você não esta preparado para o sinal digital essa é a hora de experimentar o que há de melhor para TV aberta.

Receptor Analógico, Digital e HD

Quando falamos em receptor devemos associar diretamente a antena parabólica. Existem 2 modelos de antena parabólica:

– Parabólica de Banda C, que são as maiores de tela ou chapa.
– Parabólica de Banda KU, que são aquelas similares as de TV por assinatura SKY e Claro, onde o LNBF fica direcionado para o “prato”que reflete para o satélite.

Alguns receptores funcionam apenas em banda C e outros funcionam tanto em banda C como Banda KU, vale sempre verificar esta informação antes de comprar o seu receptor.

As antenas de banda Ku em sua grande maioria são de 60 cm, recomendamos usar essa ou maior, de 90 cm por exemplo, evite usar antenas menores como de 45 cm, o motivo é que quanto maior o “prato” melhor será a recepção do sinal, o que vai te garantir estabilidade mesmo em dias de chuva.

Receptor Analógico

Os Receptores analógicos foram os primeiros a serem lançados, eles recebem o sinal no padrão Pal-M e disponibilizam em média 31 canais analógicos, a maioria dos receptores funcionam apenas em Banda C ( Veja Aqui alguns modelos de Receptores ).

Receptor Analógico Banda C Elsys Peti

Receptor Digital

Não devemos confundir digital com HD, digital tem uma qualidade de imagem superior ao sinal analógico, porém este também é passado por um cabo RCA diferente do HD que sai em cabo HDMI, outra vantagem do Digital para o Analógico é a questão de disponibilizar a programação da emissora através de uma tecla no controle remoto, entre outras informações.
O Sistema utilizado no Brasil é o DVB-S (Digital Video Broadcasting – Transmissão de Vídeo Digital), sendo a sigla “S” a referência que é para canais via satélite. Existem modelos de Receptores conhecidos como ANADIGI que em um único produto recebe os canais Digitais e Analógicos, ( Clique Aqui para ver modelos ANADIGI )hoje temos em média 17 Canais Digitais.

Receptor HD

Funciona com o sistema DVB-S2 que é uma evolução do sistema DVB-S, transmite na mesma parabólica e no mesmo Satélite que os demais padrões mas com imagem de 1920×1080, hoje temos em média 7 canais disponíveis no Satélite em HD.
Todo Receptor DVBS-2 recebe os canais DVB-S no mesmo aparelho, ou seja, os receptores vendidos como HD são também Digitais, existem modelos que funcionam nos 3 padrões Analógico, Digital e HD ( Clique Aqui para ver um Modelo Analógico, Digital e HD)

Super Mídia Box Lemon LM-5000 Analógico Digital e HD

LNB

LNBF (Low-noise Block Converter – Conversor de Baixo Ruído), ele vai instalado no miolo da antena e é responsável por fazer a comunicação com o satélite, o “prato” da antena é apenas um refletor para direcionar o sinal que é transmitido pelo LNB.

Hoje em dia o LNB não é mais comercializado, pois ele precisava de um servo motor para funcionar. Para evitar o uso do servo motor foi lançada a evolução do LNB que se chama LNBF, basta conectar o seu LNBF na antena Parabólica, apontar para o satélite e fazer a busca e sintonia dos canais.

Existem dois modelos e duas variações de LNBF, para Banda C e para Banda KU, nas opções Monoponto e Multiponto. O modelo monoponto é para o caso de você usar em apenas um receptor, se você tiver mais de uma TV com receptor e quiser usar a mesma antena parabólica você precisa de um LNBF Multiponto e um divisor de sinal para a quantidade de Receptores que você precisa, veja abaixo a imagem de um LNBF Multiponto para Antenas de Banda C.

LNBF Multiponto Lemon LM-20

Chave Diseqc

A palavra Diseqc vem de Digital Satellite Equipment Controller – Controlador Digital de Equipamento de Satélite, que permite ligar de 2 a 4 Antenas no mesmo receptor, ou seja, você pode apontar cada antena para um satélite diferente e sintonizar os canais de todos eles ao mesmo tempo no mesmo Receptor.

Existem chaves Diseqc de 2 ou 4 saídas e com velocidades de 1.1 ou 2.0, consulte no manual do seu receptor qual chave ele suporta, se ele for 2.0 vai funcionar com o modelo 1.1 também, mas se ele for 1.1 não vai funcionar com a chave 2.0, ok?

Tentei ser o mais objetivo possível cada assunto aqui relacionado daria um post grande com muitos detalhes técnicos, porém o nosso objetivo era passar as informações principais de cada tema para que você possa escolher de forma segura e tranquila qual aparelho e acessórios vai melhor atender a sua necessidade.

Mais uma vez obrigado por acompanhar o nosso blog, até o nosso próximo post.
Abraços
Edgar Fialho Lopes

Sobre

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

71 Comentários

  1. Wagner

    Ola meu caro para o caso de substituir meu receptor analogico por um anadig para captar o sinal digital, teria que observar se meu LNBF capta o sinal digital ou nao seria necessario? Ou seja, qualquer modelo de LNBF e capaz de realizar essa tarefa? Grato se puder me responder. Abçs

    Responder

    1. Ola Wagner, sim qualquer um pode receber desde que não seja aquelas antigos com Servo Motor, o importante é observar se a sua Antena é de Banda C ou Ku e ver se o receptor é compatível com sua antena.

      Qualquer dúvida estaremos a disposição.
      Atenciosamente,
      Edgar

      Responder
  2. Neto

    Ola bom dia,
    Tenho um receptor azamerica com saida hdmi e minha TV só tem entrada rca.Ja tentei usar um conversor hdmi\rca e não funcionou.
    Existe algum procedimento que possa fazer?
    Grato

    Responder
  3. M. Martelete

    Tenho um receptor HDTV que não consegue captar todos os canais. O técnico quer fazer conexão com mais um cabo (dois) à antena.
    Isso procede?

    Responder
  4. Luiz Claudio Abreu

    Tenho uma mini parabolica com receptor da sky livre.O sinal aberto não é bom e gostaria de trocar o receptor para ver se o sinal melhora.Minha smart tv é full hd.Agora pergunto.Se comprar um receptor satamax da elsys por exemplo vou melhorar o sinal da minha tv?Não esquecendo que a parabólica e o receptor é da sky livre.Agradeço a atenção e aguardo resposta

    Responder

    1. Ola Luiz,

      O Satmax não funciona com antena de banda Ku que sao essas do tipo Sky, funciona apenas com parabólica de banda C.
      Ele até pega alguns canais, mas não vai pegar o principal que é a Globo em HD.

      Se o Sr. puder colocar uma parabólica banda C vai ficar legal.
      Qualquer duvida estaremos a disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  5. caroline

    Olá amigo, gostaria de saber se eu comprar um receptor e utilizar uma antena da claro já sem assinatura, ainda assim é possível captar os canais abertos em hd?
    grato.

    Responder
  6. caroline

    Olá boa noite, gostaria de saber se com uma antena desativada da claro, consigo com um receptor captar os canais via satélite não codificados ou então o sinal comum em hd.

    Responder
  7. lusinete

    Gostari de saber se posso usar o conversor digital com essas antenas de tubo,ou se posso usar sem nenhuma antena.Grata ,ficarei aguardando a resposta.

    Responder
  8. Juliano

    Olá, boa noite!

    Tenho uma tv lcd normal ( sem conversor) e gostaria de saber o que eu preciso fazer para ela captar os canais digitais da antena do meu residencial .

    Responder
  9. ENIO DE Souza Fortes

    Comprei uma TV Philipe com conversor digital embutido. Tenho uma antena banda KU da OITV com receptor funcionando bem em outra tv.Posso desligar o receptor e ligar a antena direta na entrada da tv Philips ? ela vai ssintonisar os canais assim como o receptor?

    Se puder me ajudar ficarei muito agradecido Enio

    Responder

    1. Ola Enio,

      Não tem como porque o conversor digital recebe sinal terrestre ou seja, os canais locais da sua cidade que funcionam com antena UHF.
      Pra usar o seu conversor o Sr. precisa de uma antena UHF veja os modelos no link abaixo:

      Antenas UHF Externas

      Qualquer duvida estaremos a disposicao.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  10. Raquel Aparecida de Castro

    Boa Tarde!!!
    Amigo tenho uma antena parabólica e meu aparelho é o elsys, mas nao não quer pegar os canais convencionais como Globo, Record SBT Band e outros só pega os da parabolica o que devo fazer??? parou derrenpete de funcionar vc pode me ajudar?

    Responder

    1. Amigo o Sr. ja testou outro receptor para ver se o problema não esta nos cabos, antena ou LNBF? Se outro funcionar pode ser que o seu receptor deu defeito, ai neste caso precisa subistitui-lo, temos modelos que pegam Analógicos, Digitais e HD em um mesmo produto.

      Veja os modelos no link abaixo:
      Receptores

      Qualquer duvida estaremos a disposição.
      Obrigado
      Edgar

      Responder
  11. thiago

    eu moro em minas gerais hoje em dia qual e a media de preço de um conversor digital ? eles podem funcionar em dois televisores?

    Responder
  12. Felippe

    Amigo quero passar minha antena parabolica para digital, nesse caso tenho de adquirir o receptor digital correto?, mas minha tv nao tem conversor digital, nesse caso tenho de adquirir o conversor digital? seria isso mesmo/
    Obrigado

    Responder

    1. Ola Felippe,

      O conversor digital seria para receber os canais locais da sua cidade via antena UHF, para receber com uma parabólica via Satélite o Sr. usa apenas um Receptor e não precisa ter o conversor na TV.

      Sua TV tem saída HDMI? Se tiver sugiro usar o modelo Duomax HD ou o modelo Satmax HD

      Qualquer dúvida estaremos a sua disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  13. Eliel

    Olá, Edgar!

    Primeiramente, parabéns pelo post super elucidativo. Até um completo leigo como eu consegui entender melhor esse mundo tão novo da DTV.

    Gostaria que, por favor, me tirasses duas dúvidas:

    1. Acabo de comprar uma Smartv LED (não é full HD) de 39′, com conversor digital integrado. Ao substituir a antiga (AOC, LCD de 22′, TV/Monitor, sem conversor) por ela e conectar meu receptor de sinal analógico da parabólica, a primeira coisa que notei foi a péssima qualidade da imagem (o que não ocorria antes). Como sou um completo leigo, pensei ter usado a entrada errada para o cabo coaxial (é esse o nome, né?). Mas a outra opção é a “Cabo” e eu usei a opção “Antena”, que me pareceu lógica. Agora, não sei se para obter uma melhor qualidade de imagem, terei que adquirir um receptor digital e analógico (já andei vendo vários e ainda nem sei diferenciá-los: Lemon, Tv Free Cromus, Century Midiabox, Ekotech…) ou isso não fará a diferença desejada. Também notei que meu receptor analógico (Century PR2010) tem a saída RCA, mas não sei se ela faz as vezes do coaxial ou funções diferentes (sou, realmente, o leigo dos leigos). E também, se é vantajoso correr atrás disso, para quem deseja fazer adesão a TV por assinatura, agora, como é o meu caso.

    2. Quanto à questão de a minha cidade não ter o sinal digital, ainda, pelo que entendi, a única implicação disso é que o sinal não vai chegar à minha antena comum, na forma de TV Digital aberta, não é isso? Todavia, possuindo o receptor, os canais digitais que estiverem disponíveis no país chegarão até mim, é isso mesmo?

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

    Eliel.

    Responder

    1. Ola Eliel,

      Que bom que foi esclarecedor, minha idéia era ser o mais simples possível para que todos pudessem entender.

      Perfeitamente, se na sua cidade não tem sinal digital não adianta o Sr. comprar um Conversor Digital, o Sr. precisa de um receptor de parabólica para receber os canais via satélite.

      Os canais analógicos ficam realmente piores em TVs maiores e Wide Screen, para este tipo de TV sugiro usar Receptor Digital e HD.
      O Sr. ja tem uma antena parabólica? Se tiver basta colocar um receptor Digital e HD, tenho dois modelos que recomendo a você.

      o Primeiro é o Duomax HD, que pega canais Analógicos (30 Canais*), Digitais (17 Canais*) e HD (7 Canais*)
      Duomax HD

      E o Segundo seria o Satmax HD, a diferença para o Duomax HD é que o Satmax é o único do Brasil que pega a Rede Globo em HD mas em compensação não pega os canais analógicos, se o Sr. ja tem o receptor analógico pode mante-lo para os canais analógicos e comprar este modelo para ter os digitais e HD com a Globo em HD.
      Satmax HD

      Espero ter sido claro, qualquer dúvida estaremos a sua disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  14. Clóvis

    Boa noite amigo, gostaria de uma ajuda sua.Tenho uma parabólica banda c, e adquiri recentemente uma tv com conversor embutido, Tentei conectar o cabo coaxial que sai do receptor analógico a nova tv, exatamente como estava funcionando com minha antiga tv analógica, porém não funcionou. Gostaria de saber o que é preciso modificar para que funcione. Desde já agradeço sua atenção.

    Responder

    1. Ola Clóvis,

      O Conversor Digital integrado da sua TV é apenas para canais locais da sua cidade via antena UHF.
      Para ligar o Receptor de Parabólica o Sr. precisa utilizar uma saida RCA da sua TV, se ele for um receptor HD o Sr. precisa ligar em uma saída HDMI.

      Qualquer duvida estaremos a disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  15. Selma

    Tenho uma antena parabólica sky livre,posso utilizar esta antena com qualquer receptor digital?
    Obrigada

    Responder

    1. Ola Selma,

      A maioria dos receptores aceitam antena de banda KU, mas nem todos, no caso dos que trabalhamos especificamos os modelos que aceitam apenas banda C.
      Sempre que possível recomendo usar banda C pois o sinal é melhor, antena da Sky é pequena e muitas vezes não consegue pegar todos os canais do Satélite e quando pegam ficam picotando.

      Qualquer dúvida é só falar. =)
      Abraços
      Edgar

      Responder
  16. John

    Qual a diferença entre o cabo HDMI e RCA para instalação da antena parabólica e receptor digital.

    Grato

    Responder

    1. Ola John,

      O RCA é aquele cabo Amarelo para vídeo e Branco e Vermelho para áudio, ele consegue no máximo 720 linhas de resolução e geralmente esta nos receptores analógicos que atingem essa resolução.

      Ja nos modelos em HD possuem saída HDMI pois somente este cabo consegue a resolução de 1080 linhas para ter imagens em HD.
      Por isso em receptores analógicos você não ve saída HDMI e em todos os receptores HD sim.

      Espero ter sido claro, qualquer dúvida estaremos a sua disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  17. Kleber Dutop

    Caro Edgar,
    Parabéns, muito esclarecedor seu artigo.
    Gostaria do seu auxílio. Minha família tem uma casa na região serrana do Rio de Janeiro, onde o sinal de TV só chega através das antenas parabólicas. Atualmente temos uma TV comum ligada a uma antena parabólica bem antiga (+/- 2m e +15 anos). Só pega a Globo Nacional e com muito chuvisco. Meu sobrinho trouxe uma TV de LED dos EUA e pensamos em fazer uma instalação digital (via HDMI). Surgiram 2 opções descartando a opção de mensalidade:
    1) Contratar SKY Livre (ou Oi) na cidade do Rio e fazer uma instalação na casa para utilizar o receptor da SKY quando formos para a casa. Ou seja, além do custo kit Sky livre (cerca de R$ 316,00 + R$ 60,00 instalação) no Rio um custo adicional de outra antena, cabos e instalação na serra.
    2) Restaurar ou substituir a antena parabólica atual e comprar um receptor digital HD. Terei que no mínimo trocar o LBF/LBFN, correto? No caso de troca da antena qual seria a ideal: Banda C ou Ku? No caso de banda C, a antena de chapa é melhor que a de tela? Estávamos pensando na Ku por ser mais compacta.
    Sabendo que o objetivo principal da família é ter o sinal bom da rede Globo na TV (seja regional ou naciona) qual seria a sua recomendação.
    Grato,
    Kleber Dutop.

    Responder

    1. Ola Kleber,

      Você pode usar sua parabolica e trocar apenas o LNB por um LNBF Mono para um ponto ou Multi para Multiponto.
      Temos dois modelos que são interessantes pra você.

      O primeiro é o Elsys Duomax HD que pega os canais analógicos, Digitais e HD, porém este modelo capta a Globo somente analógica Nacional.
      Elsys Duomax HD

      O Segundo seria o modelo Elsys Satmax HD, que pega os canais Digitais e HD, não pega canais analógicos mas é o único aparelho do Brasil que capta a Globo em HD.
      Elsys Satmax HD

      Abaixo você pode ver os modelos de LNBF Mono e Multi
      LNBFs

      São duas das melhores opções que temos para utilizar a antena que o Sr. ja tem e não ter custo mensal de assinatura, são em média 30 canais analógicos (Somente no Duomax), 17 Digitais (Duomax e Satmax) e 7 Canais HD (Duomax e Satmax) sendo no Satmax com Globo em HD.

      Os dois funcionam em Banda C ou KU, porém o Satmax para pegar a Globo HD tem que ser banda C, banda Ku precisa ter pelo menos 90 cm, sugiro usar em banda C para ter um melhor sinal. A Antena de tela ja serve, mas se usar uma de chapa consegue um sinal melhor mesmo com um diametro um pouco menor.

      Temos os dois a pronta entrega, qualquer dúvida estaremos a sua disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  18. osmar ferdinando

    Boa tarde amigo.
    Adquirir este modelo de Receptor De Satélite Digital Zinwell Zdx-7000, tenho no meu prédio a instalação da net, inclusivo o equipamento (sem uso). pergunto tenho que ter uma antena parabólica?, na compra o anuncio informava que é digital e analógico. a minha tv e digital
    Como faço para sintonizar sem instalar antena parabólica particular e o que este aparelho me disponibiliza para assistir os canais abertos e se possível os fechados.

    Responder

    1. Ola Osmar,

      Eu particularmente não conheco esse modelo, mas se ele é um receptor de Satélite ele só vai funcionar com uma antena parabólica.
      Se o Sr. quer os canais Digitais da sua cidade pode usar um conversor digital, sua TV tem conversor integrado? Se não tiver pode comprar um externo, veja no link abaixo:

      Conversor Digital DTV-8000

      E para captar o sinal qualquer antena que seja UHF, se o sinal em sua região for bom pode até ser uma antena interna, veja alguns modelos abaixo:
      Antenas UHF Interna

      Qualquer dúvida estaremos a disposição.
      Obrigado
      Edgar

      Responder
  19. Isabele

    Boa noite Edgar,

    Parabéns pelo artigo super interessante.
    Será que você poderia me ajudar com uma dúvida?
    Tenho assinatura da claro TV, que veio com ponto extra, e o aparelho da claro só possui saída HDMI, e a TV que eu tenho para esse aparelho apenas tem entrada RCA. A pergunta é: com um conversor de TV digital eu conseguiria transmitir a imagem da claro para a TV? E qual seria esse transmissor?

    Responder

    1. Ola Isabele,

      Infelizmente não, a TV por assinatura é codificada e você precisa de um aparelho deles.
      Sugiro que você ligue para a Claro e solicite um aparelho com saída RCA.

      Qualquer dúvida estaremos a disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  20. Sabrina Carla

    Oi Edgar moro em caruaru PE e aqui já funciona tv globo digital ,gostaria de saber ;se compra um receptor hd vai funciona outros canais digitais e quais.Tenho uma antena parabólica com canais analógicos.

    Responder

    1. Ola Sabrina, você quer receber a Globo local via UHF ou a Globo via Satélite pela parabólica?
      São duas coisas diferentes, se na sua cidade tiver TV Digital você vai usar um Conversor com antena UHF e pegar apenas os canais em HD da sua cidade.

      Se quiser receber pela parabólica temos o modelo abaixo que pega todos os canais Digitais e HD do Satélite incluindo a Rede Globo, porém estes são canais nacionais e não locais.

      Receptor Elsys Satmax HD

      Funciona com parabólica de banda C, qual é o modelo da sua parabólica?

      Abraços
      Edgar

      Responder
  21. Alvaro Silva Fernandes

    Tenho uma TV Philips HD, sem conversor embutido. Existe algum conversor que, além de captar a TV aberta em HD, seja possível conectar o aparelho da TV a cabo e melhorar a sua imagem?

    Responder

    1. Ola amigo, existem empresas de TV por assinatura que vendem o receptor com um conversor para canais locais, mas o Sr. precisa falar com sua operadora de TV por assinatura, não tem como o Sr. comprar um aparelho por fora e funcionar com as empresas de TV paga.

      Qualquer duvida estaremos a disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  22. Vander

    Ola Edgar,
    Parabéns pelo artigo.

    Por gentileza me tire uma duvida, moro em uma região baixa onde o sinal analógico da antena comum funciona mas é sofrível. Me orientaram a usar antenas comum mesmo, porém com conversor digital, mesmo a TV sendo de Tubo a recepção por ser digital seria boa como se fosse “”parabólica””. O que você me orienta, instalo uma parabólica ou insisto em antena comum porém com conversor digital e bem instalado???

    Responder

    1. Ola Vander, obrigado pelo elogio.
      Sobre a TV Digital quem te falou esta certo, mesmo sendo de tubo o conversor vai te dar um sinal melhor na TV, porém você vai pegar apenas os canais que forem transmitidos em HD na sua cidade, geralmente são poucos.

      Se você instalar uma parabólica e um receptor do link abaixo você consegue pegar em media 30 canais Analógicos, 17 Digitais e 7 em HD.
      Receptor Elsys Duomax HD

      Qualquer dúvida estaremos a disposição.
      Obrigado
      Edgar

      Responder
  23. danilo

    instalei um lnbf so que tem uns canaisque nao estao pegando sera a antena ou nao e o reçeptor lemon nao da nem sinal o que faço obrigado

    Responder
  24. EVERSON VINICIUS

    Bom dia meu amigo, muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Eu uso o sinal digital a anos já na minha antiga LED que ja vinha com o conversor, agora eu vendi ela e comprei uma TV importada de um amigo e o conversor integrado dela não capita e não sintoniza os canais aqui, o conversor resolve o meu problema ou por ela ser importada não tem jeito ??? se sim qual devo usar ???
    esse é bom :http://www.lojabedinsat.com.br/produtos_view.php?id=15&CONVERSOR+DIGITAL+TERRESTRE+BHD+10S+BEDINSAT ?
    se souber um melhor por favor me indique, abraçosss e obrigado.

    Responder
  25. EVERSON VINICIUS

    Ola amigo esqueci de especificar tbm que moro em Diadema – SP, e minha preferência e pelos canais abertos em HD mesmo, vc pode me indicar o melhor que vai cobrir minhas necessidades, o conversor integrado da minha antiga TV funcionava todos os HDS globo, SBT, etc…… , agora como essa minha TV é importada não funciona devido ao DVB-T, mesmo sendo DVB-T éla vai funcionar com um conversor externo ?? se funcionar, Por favor me indique qual o melhor em qualidade e reprodução de video…
    abraços e parabéns pela matéria.

    Responder
  26. Vagner

    Boa tarde!
    Gostaria de saber:
    1- Se consigo instalar o conversor digital na antena parabólica?
    2 – Se consigo instalar o receptor da antena parabólica banda C na antena parabólica banda ku?
    3- Se consigo pegar o canal da TV Gazeta SP na oi tv livre satélite SES6 utilizando o kit carona?
    desde já agradeço e aguardo retorno…

    Responder

    1. Ola Amigo, vamos la.

      1 – Para parabólica deve obrigatoriamente seu um Receptor, conversor funciona apenas com antena UHF.
      2 – Depende amigo, tem modelos que aceitam e outros não.
      3 – Esse teste eu nunca fiz, vou ficar devendo esta informação.

      Abraços
      Edgar

      Responder
  27. Cristiane Watanabe

    Boa tarde.
    Tenho uma antena comum em casa, ligada a duas tvs que já são digitais.
    Com essas chuvas e ventos, as imagens que eram ótimas ficaram horríveis e já que terei que mexer na antena, resolvi dar uma melhorada em tudo. Queria saber se além do receptor de sinal tenho que obrigatoriamente ter uma antena externa. Obrigada.

    Responder
  28. Ezoel

    Ótimo seu tutorial sobre as diferenças entre equipamentos.
    Amigo me socorre trabalho com monitoração de tv, gravo os telejornais de varias emissoras,iniciei gravando em VHS depois passei a gravar em DVD de mesa sumiram dos mercados esse tipo de gravadores,quero migrar para o sistema DIGITAL,mas qual aparelho comprar para gravar em HD externo e sera que vou conseguir editar esse material gravado? por favor me ajude com suas indicações, aguardo email ebfoz@bol.com.br foz do Iguaçu pr

    Responder

    1. Ola Ezoel,

      Você tem canais locais na sua região? se tiver pode usar um conversor digital, se for receber da parabólica precisa ser um Receptor, temos o Satmax HD que é o único do mercado que capta a Rede Globo em HD em qualquer cidade do Brasil.

      Veja no link abaixo:

      Sobre editar as gravações precisa instalar codecs no PC para ler o formato que ele grava.
      Qualquer duvida estaremos a disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  29. Luciana

    Boa tarde, estou com algumas dúvidas, ganhei um receptor megabox 1000 e tenho uma TV Led 32 sem conversor digital, a minha dúvida é esse receptor funciona somente com antena parabólica? e qual a melhor antena a usar com esse receptor?

    Agradeço desde já.
    Luciana

    Responder

    1. Ola Luciana,

      Não conheço esse modelo mas pelo que pesquisei ele é para receber canais de TV por assinatura né?
      Infelizmente não consigo te ajudar nestes produtos.

      Abraços
      Edgar

      Responder
  30. romulo bastos

    bom dia!

    tenho net cabeada em toda casa, mas tenho um ponto que nao tenho decoder com o seu receptor consigo sinal de canais abertos?

    lembrando que nesse ponto extra é so uma divisao que fiz dos habilitados que eu tenho e fiz mais um cabeamento coaxial

    Responder

    1. Ola Romulo, para ter ponto adicional da TV por assinatura somente falando com a operadora mesmo, se quiser receber os canais abertos o Sr. pode usar um conversor digital para receber os canais locais da sua cidade ou um receptor para captar os canais da parabólica.

      O Sr. tem antena parabólica?

      Abraços
      Edgar

      Responder
  31. Clarice H. S.

    Olá!
    Primeiramente parabéns pelo seu artigo.
    Comprei uma tv/monitor led samsung 23 polegadas com conversor digital, li as instruções do manual, fiz todos os procedimentos que pedia na tela mas não consigo sintonizar nenhum canal. O que é necessário modificar para que funcione. Na minha cidade recebe sinal digital há 2 anos. Gostaria muito da sua ajuda.

    Responder
  32. Rogério

    Olá td bem? Tenho uma smart TV com conversor integrado, e uma parabolica convencional tipo C, ligada a um receptor analogico. Gostaria de saber como procedo para receber o sinal digital (ainda nao disponivel na região) é so adquirir um receptor digital e hd ????

    Elevo estimas e distinto apreço.

    Att. Rogério

    Responder

    1. Ola Rogério,

      Você pode manter o seu Receptor analógico para ter os canais que ja possui e colocar o Satmax HD para receber os canais Digitais e HD, este é o único que capta a Globo em HD em qualquer cidade do Brasil.

      Receptor Elsys Satmax HD

      Qualquer dúvida estaremos a disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder
  33. Fábio Pinho

    Boa tarde,

    Eu sou português e tenho TV por cabo em minha casa. Tenho 2 televisões que funcionam perfeitamente (uma com box e outra sem box) e tenho um ecrã de PC encostado.

    A minha pergunta é: se eu comprar um recetor DTV e ligar o cabo de TV, e depois ligar esse recetor ao ecrã por HDMI, tenho acesso aos canais de TV? Ou isso não é possível?

    Cumprimentos,
    Fábio Pinho

    Responder

    1. Ola, infelizmente não é possível, o conversor pega apenas canais abertos da sua região e não pode ser ligado em TV por assinatura.

      Abraços
      Edgar

      Responder
  34. Clarice H. S.

    Olá!
    Comprei uma tv/monitor led pequena com conversor digital integrado mas não consigo sintonizar nenhum canal. Na minha cidade tem sinal digital há mais de 2 anos. Gostaria de saber o que é necessário fazer ou instalar para que ele funcione.

    Responder

        1. Com antena Externa deveria funcionar, conhece alguém próximo a você que consegue captar o sinal?
          Pode ser problema no conversor da sua TV ou cabeamento.

          Responder
  35. jander guerreiro

    Boa noite, tenho uma parabólica das antigas, mas funciona, gostaria de saber se para receber os canais digitais ou HD preciso trocar só o receptor ou tenho que comprar uma nova? A parabólica é das grandes. Obrigado.

    Responder

    1. Ola Amigo, quanto maior a parabólica melhor, se o seu LNBF for antigo troque apenas o LNBF e o receptor.
      O modelo abaixo Capta os canais Analógicos, digitais e HD, são quase 60 canais gratuitos.

      Receptor Elsys Duomax HD

      Se o Sr. precisar trocar o LNBF veja no link abaixo:
      Modelos de LNBF

      Qualquer dúvida estaremos a sua disposição.
      Abraços
      Edgar

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *